Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A CAIXA D’ÁGUA E A CISTERNA?

A caixa d’água é o que supre as necessidades da casa quando a companhia de saneamento básico precisar interromper o fornecimento de água. Para isso, ela necessita de alguns cuidados para que o armazenamento seja feito de forma segura. Conheça algumas dicas para cuidar da sua caixa d’água. Uma caixa d’água segura deve estar limpa, fechada e bem impermeabilizada. Isso porque a limpeza garante a qualidade da água, a tampa impede que impurezas e insetos entrem em contato com ela e a impermeabilização garante que a chuva não se misture com a água potável e também economiza dinheiro, pois não haverá perda da água que é um bem precioso para a vida do homem. Além disso, os produtos impermeabilizantes permitem que a região em que a caixa for instalada estejam em bom estado e que ela permaneça segura.


O ideal é que a limpeza da caixa d’água ocorra de 6 em 6 meses. Ela deve ser feita seguindo os procedimentos corretos e com os utensílios adequados. Para lavar as paredes e o fundo da caixa, utilize um pano úmido – ou uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio, caso a caixa seja de fibrocimento. Evite escovas de aço, vassouras, sabão e detergente para não haver o risco de contaminação da água. Após a limpeza, lembre-se também de lavar a tampa antes de fechar a caixa d’água. Quando a tampa de uma caixa d’água não possui o encaixe adequado, partículas de sujeira e insetos podem entrar em contato com a água reservada. Isso é extremamente perigoso, pois a água é um meio de transmissão de algumas doenças, como a dengue. Evitar a entrada de luz no interior da caixa também ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias.


A impermeabilização da caixa d’água deve ser feita com os mesmos cuidados que a impermeabilização de uma piscina, pois também se trata de um compartimento de contato intenso com a umidade. 


Para calcular o tamanho ideal da caixa d’água de uma residência, leve em consideração a quantidade de pessoas que moram na casa. Em média, um morador gasta 150 litros de água por dia. Calcule, no mínimo, 300 litros de água por morador para que a caixa possa abastecer a casa por até dois dias de falta de abastecimento.

Inspeção Predial - Check-Up - Perícia Legal, Técnica e Judicial - Manutenção Predial - Conservação - Estabilidade - Construção - Reforma - Incêndio - Normas - NR - Leis - Decretos - Prefeitura - Estado - Engenheiro de Segurança do Trabalho - Engenharia de Controle e Perdas - Arquiteto - Arquitetura e Urbanismo - Projetos - CAU/RJ - CREA/RJ - Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro - LTVP - Laudo Técnico de Vistoria Predial - Edifício - Prédio - Shopping - Comercial - Residencial - Centro Comercial - Prédio Comercial - Industrial - Fábrica - Confecção - Hospitalar - Indústria Química - Indústria Alimentícia - Indústria Naval - Estaleiro - curso de autovistoria - IBAPE - Engenharia Legal - bairro - região - área - Barra da Tijuca - centro - zona sul - copacabana - ipanema - leblon - botafogo - glória - catete - laranjeiras - humaítá - leme - jardim botânico - ilha do governador - flamengo - tijuca - lapa - são cristovão - vila isabel - méier - madureira - grajaú -maracanã - gávea - lagoa- Recreio - jacarepaguá - taquara - freguesia - hotel - bar - restaurantes -  laudos de vistoria - CBMERJ - Corpo de Bombeiros - COSCIP - Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico - gás - vazamento - ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NR - normas regulamentadoras - MTE - Ministério do Trabalho e Emprego - Escada Enclausurada - para-raios - orçamento - credibilidade - preço - prazo - elétrica - esgotos - administração - empresa - imóvel tombado - imóvel apacado - imóvel preservado - centro histórico - duque de caxias - niterói - nova iguaçú - nova friburgo - petrópolis - são gonçalo - campos dos goytacazes - resende - campinas - são paulo - sp - belo horizonte - betim - mg - minas gerais -  vitoria - vila velha - espírito santo - es - curitiba - paraná -pr