Pular para o conteúdo

Energia solar e os impactos socioambientais

    Energia solar e os impactos socioambientais

    Uma das restrições técnicas à difusão de projetos de aproveitamento de energia solar é a baixa eficiência dos sistemas de conversão de energia, o que torna necessário o uso de grandes áreas para a captação de energia em quantidade suficiente para que o empreendimento se torne economicamente viável. Comparada, contudo, a outras fontes, como a energia hidráulica, por exemplo, que muitas vezes requer grandes áreas inundadas, observa-se que a limitação de espaço não é tão restritiva ao aproveitamento da energia solar.

    Uma visão geográfica mais detalhada da distribuição dos sistemas fotovoltaicos instalados por todo o País é dificultada pelos seguintes fatores: a natureza desses projetos; a sua localização, espalhados por pequenas e remotas localidades no território nacional; e a multiplicidade empresas e instituições envolvidas na sua implantação e operação.

    placa fotovoltaica

    De acordo com Inatomie Udaeta(2005) apesar do sistema fotovoltaico não emitir poluentes durante a operação, sendo considerada uma alternativa enegética sustentável, gera impactos ambientais a serem considerados, principalmente os que são oriundos da fabricação dos componentes dos painéis fotovoltaicos. Constatou-se que toda e qualquer forma de energia causará impactoambiental, seja ele positivo ou negativo e que a energia solar está em crescimento como sendo uma alternativa energética sustentável e que se deve pensar o que se fará com os resíduos sólidos gerados por ela ao final da vida útil dos seus produtos e equipamentos e se pensar nas consequências ambientais ao ser descartado de forma incorreta.

    Fonte: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2019b/impactos.pdf

     (21) 98689-3553 | (21) 98772-3554 | contato@autovistoriapredial.com.br 

    Instagram
    SiteLock