Pular para o conteúdo

Limpeza e manutenção da caixa d’água e da cisterna

    Quais são os cuidados necessários com a caixa d’água e a cisterna?

    A caixa d’água é o que supre as necessidades da casa quando a companhia de saneamento básico precisar interromper o fornecimento de água. Para isso, ela necessita de alguns cuidados para que o armazenamento seja feito de forma segura. Conheça algumas dicas para cuidar da sua caixa d’água.

    Uma caixa d’água segura deve estar limpa, fechada e bem impermeabilizada. Isso porque a limpeza garante a qualidade da água, a tampa impede que impurezas e insetos entrem em contato com ela e a impermeabilização garante que a chuva não se misture com a água potável e também economiza dinheiro, pois não haverá perda da água que é um bem precioso para a vida do homem. Além disso, os produtos impermeabilizantes permitem que a região em que a caixa for instalada estejam em bom estado e que ela permaneça segura.

    Limpeza da caixa d'água, cisterna ou reservatório. Manutenção e conservação da impermeabilização.

    O ideal é que a limpeza da caixa d’água ocorra de 6 em 6 meses. Ela deve ser feita seguindo os procedimentos corretos e com os utensílios adequados. Para lavar as paredes e o fundo da caixa, utilize um pano úmido – ou uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio, caso a caixa seja de fibrocimento. Evite escovas de aço, vassouras, sabão e detergente para não haver o risco de contaminação da água. Após a limpeza, lembre-se também de lavar a tampa antes de fechar a caixa d’água

    . Quando a tampa de uma caixa d’água não possui o encaixe adequado, partículas de sujeira e insetos podem entrar em contato com a água reservada. Isso é extremamente perigoso, pois a água é um meio de transmissão de algumas doenças, como a dengue. Evitar a entrada de luz no interior da caixa também ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias.

    A impermeabilização da caixa d’água deve ser feita com os mesmos cuidados que a impermeabilização de uma piscina, pois também se trata de um compartimento de contato intenso com a umidade. 

    Para calcular o tamanho ideal da caixa d’água de uma residência, leve em consideração a quantidade de pessoas que moram na casa. Em média, um morador gasta 150 litros de água por dia. Calcule, no mínimo, 300 litros de água por morador para que a caixa possa abastecer a casa por até dois dias de falta de abastecimento.

    Leia Inspeção e Autovistoria do Gás em condomínios residenciais e comerciais

    Veja também Autovistoria Predial é obrigatória no Rio de Janeiro

    Vistoria e Inspeção da caixa d'água, cisterna ou reservatório. Limpeza, manutenção e conservação da impermeabilização.

     (21) 98689-3553 | (21) 98772-3554 | contato@autovistoriapredial.com.br 

    Instagram