O primeiro passo para que os condomínios se previnam contra as tempestades é verificar o estado de conservação de telhados e calhas, para garantir que não se formem goteiras e para que haja o devido escoamento das águas. Outra medida fundamental é verificar se os ralos nas áreas comuns não estão entupidos, principalmente nas garagens, que costumam ser subterrâneas e podem alagar. No telhado muita atenção nas calhas, pois além de manter os telhados em bom estado, as calhas, por sua vez, suportam a água que escoa pelos telhados no período chuvoso e, para isso acontecer de forma correta, as telhas devem estar bem fixadas, é necessário também manter o sistema limpo, sem obstruções nos ralos e nos tubos quedas das águas pluviais. Verifique o telhado periodicamente, veja se as tampas das caixas d’água de polipropileno (caixas azuis) e as de amianto se estão firmes e fixas, pois com os ventos fortes nos telhados, elas podem se desprender e causar sérios prejuízos, tanto na edificação quanto aos pedestres nas ruas.
Há garagens de condomínios em locais que inundam, e podem danificar os veículos, a manutenção preventiva e revisão de equipamentos de drenagem das águas das chuvas, em específico as bombas do sistema de recalque (bomba sapo) e grupos de geradores de energia, pois a manutenção é fundamental. Uma das principais causas dos alagamentos em garagens é o entupimento dos bueiros, que são responsáveis por captar a água da chuva e, dessa forma a inspeção pelos órgãos públicos responsáveis são imprescindíveis para evitar enchentes e alagamentos. Outra possível causa de alagamentos em garagens de condomínios é o entupimento dos canos causados por excesso de detritos ou por óleo.
Recomenda-se também especial atenção com os para-raios, que são obrigatórios em qualquer edificação onde SPDA*** é obrigatório. A orientação é para que as instalações dos prédios sejam verificadas pelo menos uma vez por ano, para se observar as condições dos suportes, conexões e aterramento.
*** SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é um conjunto de estruturas e soluções que tem a função de proteger pessoas e construções diversas das ações dos raios. No SPDA, o projeto é feito para que haja captação e dissipação das descargas atmosféricas.
DICAS:
– Após cada chuva, verifique se existe água acumulada nas áreas comuns e em objetos como vasos de plantas e nos brinquedos do playground;
– Evite deixar as janelas e possíveis vidros das unidades abertos quando não tiver ninguém. Isso evita possíveis alagamentos nos apartamentos!;
– Mantenha sempre em sua unidade lanternas ou luzes de emergência. Neste período é muito comum quedas de energia. Então, esteja prevenido!
– Elevadores se houver queda de energia e você estiver dentro, mantenha a calma e aguarde o resgate;
– É preciso que as crianças sejam orientadas a não brincar em áreas molhadas ou durante as chuvas nas áreas comuns e no playground do condomínio;
– Aedes aegypti, o mosquito da Dengue, o ideal é manter o ambiente sempre limpo e seco, pois Isso evita a proliferação do mosquito.
Fontes: jusbrasil, sindicoJF, sindiconet
(21) 98689-3553 | (21) 98772-3554 | contato@autovistoriapredial.com.br