Cuidados com equipamentos e instalações de gás
O gás natural é uma fonte de energia segura. Mas é necessário que instalações e equipamentos estejam em ordem para evitar vazamentos, por exemplo. Siga algumas dicas e garanta sua segurança. Ao optar pelo gás natural em sua residência, você vai estar adquirindo qualidade de serviços e conforto, além de uma fonte de energia muito segura, mas é importante que instalações e equipamentos estejam em perfeitas condições, trabalhando de forma mais eficiente, durando mais e principalmente, evitando vazamentos. Para que seus equipamentos de gás natural funcionem da maneira mais limpa e correta, evitando vazamentos e danos, é preciso seguir atentamente as instruções de uso dos equipamentos e realizar a manutenção das instalações sempre que necessário. Outro cuidado importante é manter uma área superior aberta, acima de 1,5m do piso, com no mínimo 600cm². Na parte inferior, também deve haver ventilação. Esta pode ser através de um corte de 3 cm na porta ou instalação de veneziana com área mínima de 200 cm², abaixo de 0,80m do piso.
Dentro de casa, a presença de instalação e de equipamentos a gás natural
devem respeitar algumas normas
Os aparelhos domésticos a gás destinados a cocção devem obedecer aos requisitos das normas NBR 13723-1 e NBR 13723-2 e do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
Circulação de ar garante segurança – os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados conforme norma brasileira NBR 13103, pois na queima do gás o oxigênio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar.
Chaminés – devem ter no mínimo 35cm de altura e no máximo, 2 metros de comprimento.
Terminal em “T”- deve ser instalado no lado externo. O encaixe tem que ser perfeito e sem obstruções.
Janela ou Basculante – com área mínima de ventilação de 600cm² e deve permanecer sempre aberta.
Seguindo algumas simples dicas pode ser a sua garantia de segurança
Escolha sempre um profissional qualificado para fazer a instalação do seu aquecedor. Pode haver diferenças entre os equipamentos, portanto, fique atento aos pontos de instalação: gás com gás, água fria com água fria e água quente com água quente. Uma ligação errada pode causar sérios danos ao seu aquecedor e à sua instalação de gás.
Além disso, a ligação errada do seu aquecedor causa a entrada de água na rede de gás, bloqueando todo o fornecimento de gás prejudicando você e seus vizinhos.
O que fazer em caso de dano?
Feche imediatamente as entradas de água e gás do seu imóvel. Ligue para 08000-240197.
Fonte: Naturgy
.
ATENÇÃO:
• Não utilize as tubulações de gás como suporte de objetos;
• Não submeta as tubulações de gás ao contato com cabos elétricos;
• Não coloque materiais inflamáveis ou corrosivos próximo às tubulações de gás;
• Feche o registro de gás após a utilização dos aparelhos;
• Feche a válvula do medidor de gás caso se ausente de sua residência por vários dias;
• Não obstrua as áreas de ventilação;
• Se a chama de gás natural apresentar uma coloração amarelada ou estiver oscilante, é sinal de má combustão. Providencie o reparo imediato;
• Na cozinha, a conexão dos fogões na instalação do gás natural, deve ser feita em tubo flexível metálico, conforme norma NBR 14177. A instalação necessita ainda, de um registro de gás em local de fácil acesso;
• Para evitar o desgaste da tubulação de gás, o que pode ocasionar algum vazamento, as mesmas não devem estar em contato com superfícies quentes e as conexões devem estar em boas condições e bem apertadas;
• Se houver falta de gás natural, por motivo diferente de corte, siga as instruções do fabricante para a abertura das válvulas, caso o fornecimento não seja restabelecido, contate o serviço de emergência autorizado;
• Se sentir cheiro de gás, chame imediatamente a assistência técnica autorizada.
Fonte: TECVAL
“Evite problemas! Procure sempre um profissional certificado e adequado para as suas instalações dos seus aparelhos à gás.”
Tubulação de gás no condomínio. Quem é o responsável?
Leia também Inspeção e Autovistoria do Gás em condomínios residenciais e comerciais
.
CLIQUE ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO SOBRE AS INSTALAÇÕES
DE GÁS NATURAL CANALIZADO NO PRÉDIO
(21) 98689-3553 | (21) 98772-3554 | contato@autovistoriapredial.com.br